Mais verde, por favor!
O ambiente corporativo tem se tornado um local mais agradável e acolhedor, onde os colaboradores sentem prazer em estar e contribuir.
Uma das grandes mudanças que percebemos é no layout das salas de reuniões e ambientes coletivos. Estes espaços cada vez mais se parecem com o ambiente residencial, com móveis coloridos, cadeiras divertidas, jogos interativos e outros. No entanto queremos chamar a atenção para o uso de plantas, um recurso simples e natural que vem sendo inserido e que contribui, e muito, para percepção de um ambiente mais afetivo e harmonioso assim como no bem estar direto das pessoas que ali trabalham.
Dentre os grandes benefícios das plantas em ambientes internos destacamos sua produção de oxigênio, e absorção de gases poluidores, purificando o ar e tornando o ambiente mais agradável. Elas também podem ajudar minimizando os ruídos internos e externos e são ótimas para refrescar o ambiente no verão, mediante a evaporação da água e, para aquecer o inverno, emitindo calor por se tratar de um ser vivo. E ainda produzem algumas substâncias que podem reduzir as bactérias e esporos de mofo do ar. E pra finalizar amenizam a poluição eletromagnética que causam enfermidades e são emitidas pelos vários aparelhos eletrônicos dentro de uma empresa.
A arquiteta Daniela Corcuera, em entrevista para a Revista Exame, afirma “O seu uso traz vitalidade, frescor e renovação do ar, melhorando a qualidade do ambiente. É um excelente recurso e muito acessível”.
Segue algumas sugestões de plantas se adaptam bem aos ambientes internos: Palmeiras, Avencas, Licualas, Bambus, Zamioculcas, Cactus.
Veja alguns bons exemplos de empresas que reconhecem o poder as plantas no ambiente corporativo e adotaram este recurso natural:
Google - Pittsburgh
Google - Dublin
Google - Tóquio
Serasa - São Paulo